Guia da Vila Olimpia - Site da Vila Olimpia SP
Home Como Chegar Contato Anuncie conosco
menu

www.guiadavilaolimpia.com.br

História e Cultura

A região, chamada hoje de Vila Olímpia, no início do século XX era rural, formada por chácaras de imigrantes e descendentes de italianos e portugueses em sua parte mais alta e de terrenos aladiços na várzea do rio Pinheiros, na parte baixa. Nos anos 1930 houve um loteamento destas propriedades rurais e áreas verdes, havendo uma urbanização da área. Nas áreas de várzea, indústrias de médio e grande porte, sofriam pelas constantes enchentes do rio Pinheiros, tornando a região menos valorizada.

A partir dos anos 1990 o bairro recebeu melhorias, realizadas pela Prefeitura da cidade, tais como: a construção ou melhoramentos das avenidas e alargamentos de ruas que geraram uma ligação do bairro com diversas áreas da cidade. Após as obras subterrâneas nos rios Uberaba e Uberabinha houve um grande boom imobiliário por causa do fim dos grandes alagamentos.

Este processo cumulou em importantes mudanças na Vila, como a valorização dos imóveis, tráfego intenso de veículos e pessoas, migração das indústrias para outras localidades, investimentos privados em tecnologia de ponta, possibilitando a edificação de "prédios inteligentes" e megaempreendimentos.

Atualidade

A Vila Olímpia abriga inúmeros escritórios de multinacionais e empresas nacionais como: Unilever, Grupo Santander, Camargo Corrêa, Chrysler, CPFL, Bain & Company, Comgas, Gol Transportes Aéreos, AES Eletropaulo, Kimberly-Clark, Parmalat, Brigaderia Reis, São Paulo Alpargatas, B2W e canais de televisão, exemplos da FOX Latin America Channels e Discovery Communications. Muitas empresas high tech que hoje estão entre as maiores do mundo se encontram também na região: Facebook (primeiro escritório da América Latina), Google, Yahoo!, ApontadorMapLink, Motorola, Sony Ericsson, Intel, Symantec, Microsoft, entre muitas outras. Devido à presença destas empresas o bairro foi chamado de Vale do Silício paulistano.

Essa gama de empresas faz com que nos arredores da Rua Funchal, uma das principais do bairro, haja mais heliportos do que pontos de ônibus. O bairro nobre possui 25 heliportos, mais que os 24 pontos de ônibus que estão localizados em vias estreitas, havendo constantes congestionamentos. Este fato reflete a falta de planejamento urbano a partir da década de 1990, quando houve uma explosão de lançamentos de edifícios novos e modernos na área. Vila Olímpia também sofre com de falta de estacionamentos para atender sua grande demanda. A região também tem grande fama por conta de sua vida noturna, seus diversos bares e casas noturnas cuja característica é a música eletrônica, considerada por isso como uma das principais áreas de lazer da juventude paulistana. Uma dessas casas de show é a Via Funchal, estabelecimento que em 10 anos de existência promoveu 916 shows e 803 eventos, trazendo um público de mais de três milhões e oitocentas mil pessoas ao bairro.

Também está localizado no bairro a E-Tower, um dos edifícios de maior destaque da capital paulista, sendo o 5º mais alto da cidade e o 12º mais alto do Brasil, o Shopping JK Iguatemi, o Insper, Universidade Anhembi Morumbi e o Shopping Vila Olímpia.

É um bairro de alto-padrão, recebendo a classificação pelo CRECI como "Zona de Valor B", mesmo grau de: Jardim Paulistano, Alto de Santana e Pinheiros.

Favela Coliseu

Como ocorre em outros bairros nobres de São Paulo, o problema da desigualdade social se faz presente na Vila Olímpia: a Rua Coliseu, travessia da Rua Funchal, contêm uma favela ocupando cerca de 6.900 m2 e contendo cerca de 215 barracos. A favela, chamada de "Favela Coliseu" ou "Favela Funchal", está prevista para ser removida no contexto do programa Operação urbana consorciada Faria Lima.

Em junho de 2012, o processo de remoção no Diário Oficial da Prefeitura constava como em "em estudo/execução".